11.5.06

Censurado

Lendo o jornal numa segunda de manhã, vi uma reportagem que muito me espantou. Ela dizia que uma exposição foi retirada do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), como resultado de uma pressão exercida por camadas da sociedade (principalmente a igreja), que reagiram contra uma obra da exposição que usava um terço religioso em forma de pênis.
Particularmente, acho lamentável como tudo terminou. A igreja tem todo o direito de se sentir ofendida, de protestar e exercer a pressão que quiser. Da mesma forma, a autora da obra (Márcia X) tem o direito de se expressar da maneira que melhor lhe convir. O que não pode é se coibir a liberdade de expressão. Tanto a da artista quanto a da igreja, diga-se de passagem. Pensei que os anos de chumbo no Brasil haviam passado, mas essa moda retrô parece que veio pra ficar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei o fim, quando soube. Até tento entender a visão da Igreja, ok, ela se sentiu ofendida. Mas sinceramente, acho tão pequeno isso... uma visão tão curta... A forma como essa história terminou é bem desagradável porque, realmente, mostra que existem setrores com poder de censurar o que bem entendem. Simplesmente tiram a obra da exposição, afinal, quem vai querer comprar a briga?

Bell... disse...

patético, e uma pura perda de tempo!..
tb fiquei sabendo..
uma pena..gstaria de ir ver essa exposição..hehe

Anônimo disse...

Boa Fábio, exatamente tudo que se poderia dizer você disse. DIvulga mais essa notícia para ser debatida! Eu tenho medo da Igreja, muito medo, esses dias mesmo... deixa pra lá! valeu!

Anônimo disse...

Cheguei a ver tal obra,não tinha estes ditames tais de gerar um profundo escândalo.Eles se escandalizam com isso,mas omitem os encargos do ouro que conservaram,e as inquisições sem defesa prévia pelo regime das ordálias.